Mensagem

"A GRATIDÃO DESBLOQUEIA A ABUNDÂNCIA DA VIDA".

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CADEIA ALIMENTAR


CADEIA ALIMENTAR - saiba como funciona:

A matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou dito de outra forma, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde do início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.


Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria como iremos ver na próxima seção.

Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar nos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utiliza

da neste fluxo. A este percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.

Componentes de uma cadeia alimentar

Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes. Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores bióticos) que a compõe.

Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias:

  • Produtores-são todos os seres que fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese, sendo neste caso as plantas, sejam elas terrestres ou aquáticas;
  • Consumidores
  • Animais - os animais obtém sua energia e alimentos comendo plantas ou outros animais, pois não realizam fotossíntese, sendo, portanto incapazes de fabricarem seu próprio alimento.
  • Decompositores - apesar da sua importância, os decompositores nem sempre são muito fáceis de serem observados em um ecossistema, pois sendo a maioria formada por seres microscópicos, a constatação d da sua presença não é uma tarefa tão fácil.




Fonte: educar.sc.usp.br

PS: Perdi a autoria dos slides. Se alguém souber o autor, por favor entre em contato comigo para que possa identificar a fonte e o autor. Grata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário