O Reino Protista é composto por protozoários, algas e alguns seres semelhantes aos fungos que estão divididos em três grupos, sendo o mais comum o dos mixomicetos.
*Características Gerais:
Em sua maioria são unicelulares, porém existem formas pluricelulares de organização simples.
Eucariontes.
Primeiro grupo em que se verifica a ocorrência de mitocôndrias, cloroplastos, retículo endoplasmático e complexo de Golgi bem desenvolvidos.
Apresentam citoesqueleto e em geral têm um único núcleo.
Predominantemente aquáticos.
Apresentam um mecanismo por meio do qual conseguem estabelecer o controle osmótico de sua célula.
Apresentam vacúolo pulsátil.
• Autótrofos: são as algas. Apresentam diversos pigmentos (clorofilas, carotenos e xantofilas), organizados em organelas denominadas plastos. Os pigmentos permitem a realização da fotossíntese.
• Heterótrofos: são os protozoários e os mixomicetos. A entrada do alimento na célula pode ocorrer por fagocitose, ingestão ou absorção direta.
*Locomoção: flagelo, cílios, amebóide e deslizamento.
*Reprodução:
-Assexuada - divisão binária ou cissiparidade;
-brotamento ou gemulação;
-esquizogonia: é uma fissão múltipla; o núcleo se divide múltiplas vezes antes da célula se dividir. Após a formação de vários núcleos, uma pequena porção do citoplasma se concentra ao redor de cada núcleo e então, uma única célula se separa em células-filhas
-Sexuada - existem dois tipos de reprodução sexuada:
· conjugação: união temporária de dois indivíduos, com troca mútua de materiais nucleares
· singamia ou fecundação: união de microgameta e macrogameta formando o ovo ou zigoto, o qual pode dividir-se para fornecer um certo número de esporozoítos. O processo de formação de gametes recebe o nome de gametogonia e o processo de formação dos esporozoítos recebe o nome de esporogonia (TORTORA, 2000).
FONTE: www.coladaweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário